sábado, 20 de agosto de 2011

Ainda há uma esperança !!!!!!!!

A AMARGURA SÓ TORNA AS COISAS PIORES
Números 11:1-3

A amargura é um estado interior de infelicidade, que se externa por meio palavras queixosas, às quais chamamos de murmuração ou lamentação. Essas palavras levam as pessoas ao fracasso total, como a um profundo estado de depressão. A pessoa passa viver uma vida de descontentamento. Reclamar é um sinal de incredulidade. Mas existe um lado positivo na reclamação, e é quando estamos numa situação e não concordamos com ela e lutamos para superá-la, com a ajuda de Deus e da Sua Palavra.

No texto em que estamos meditando a reclamação era contra Deus. O povo reclamava das circunstâncias, esquecendo-se do que o Senhor já havia feito por eles. Se esqueceram que estavam ali pela vontade de Deus, recusando-se a confiar na sua provisão e na sua proteção. Essa atitude do povo não agradou ao Senhor.

RECLAMAR É SINAL DE INCREDULIDADE

Embora as circunstâncias negativas possam causar descontentamento, reclamara contra
Deus é sempre um sinal de incredulidade.
No cristianismo temos que partir do pensamento de Jesus é o Senhor de nossas vidas e de todas as circunstâncias, e pela fé confiamos Nele e na sua proteção.
Quando reclamamos contra o Senhor, na verdade estamos acusando-O por tudo de mal que está acontecendo a nós. Veja o que Moisés declarou ao povo certa vez: Prosseguiu Moisés: Será isso quando o SENHOR, à tarde, vos der carne para comer e, pela manhã, pão que vos farte, porquanto o SENHOR ouviu as vossas murmurações, com que vos queixais contra ele; pois quem somos nós? As vossas murmurações não são contra nós, e sim contra o SENHOR. (Êxodo 16:8 RA)
O Salmista também declarou: Também desprezaram a terra aprazível e não deram crédito à sua palavra; antes, murmuraram em suas tendas e não acudiram à voz do SENHOR. Então, lhes jurou, de mão erguida, que os havia de arrasar no deserto; (Salmos 106:24-26 RA) Repare que esse tipo de reclamação era contra Deus, e o intento era provocar abatimento; portanto, era um ato extremamente negativo de incredulidade.
Paulo declara aos romanos que todas as coisas cooperam para o nosso bem. (Rm.8:28) Se de fato cremos que o Senhor está no controle de todas as situações, iremos criar o hábito de dar graças. Isto não significa que deixaremos de orar e pedir. Primeiro damos graças pela situação em que o Senhor nos permite passar, e então, oraremos para agirmos em cooperação com Ele para sobrepujar aquela situação, pois ela redundará em crescimento e bênção para nós, como exaltação para Ele!
Haverá situações quando o inferno se levantará para destruir a nossa fé. Não devemos ficar reclamando no começo, mas louvando a Deus não permitiremos que Satanás nos prenda no desânimo; então, iremos resisti-lo com mais força e ele fugirá. Veja o que Paulo diz: Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. (1 Tessalonicenses 5:18)
A ação de graças é o oposto da reclamação e amargura, assim como a fé é o oposto da incredulidade. Em tudo daí graças pois esta é a vontade de Deus (1 Ts.5:18)
O salmista declarou: Oferece a Deus sacrifício de ações de graças e cumpre os teus votos para com o Altíssimo; invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás. (Salmos 50:14-15 RA)
A RECLAMÇÃO DÁ LUGAR PARA O DIABO OU O ACUSADOR.

1. Paulo pede que os cristãos façam todas as coisas sem reclamar.
O OTIMISMO E A F - Lucas 13:10-13

OTIMISMO: Doutrina filosfica que ensina que tudo ocorre da melhor maneira possvel. O otimista gera uma atitude geral ativa e confiante. Voltaire consagrou seu romance "Candide" ao otimismo.
Este conceito gerador de vrias linhas de comportamento positivo, teologia da prosperidade, etc. Na Bblia, o otimismo no uma teologia, um instrumento de desenvolvimento da f.

INTRODUO: H muita gente vivendo como esta mulher: uma vida pessimista. Gente que s olha
para o cho, gente encurvada, por carga de anos. A Bblia diz que se tratava de uma obra maligna
na vida daquela mulher. Talvez seja uma obra maligna que o leva a viver sem otimismo. Vejamos algumas estratgias malignas:

1. MATERIALISMO
S olha para as coisas terrenas, para aquilo que se v, que se pode apalpar. Para vencer o materialismo com otimismo necessrio transcender as coisas deste mundo. Crer na realidade espiritual.
Maria, a sua irm, sentou-se aos ps do Senhor e ficou ouvindo o que ele ensinava.
(Lucas 10:39 BLH)
2. NEGATIVISMO
S olham para o p. Gente que tem a viso mais rasteira possvel. Nada d certo para ele, no existem boas perspectivas, no existem sonhos.
A LEI DE MURPHY: o po sempre cai com a parte da manteiga virada para baixo; se voc tem uma chance em 1 milho de que algo d errado, com certeza isso vai acontecer.
3. OPRESSO DO PECADO
O pecado e a culpa fazem as pessoas andarem cabisbaixas, envergonhadas ou na defensiva todo o tempo. Quando nos arrependemos e entendemos o perdo de Deus, passamos a ter uma atitude otimista em relao a ns mesmos e ao nosso futuro.
Exemplo: Pedro, aps ter negado a Jesus. (Mateus 26:69-75)

CONCLUSO: Se algum est vivendo como aquela mulher, algo deve ser feito:
Ouvir a voz de Jesus. Jesus chamou a mulher e o chama tambm.
Tomar uma atitude. A mulher endireitou-se, lutou o acondicionamento de 18 anos. Veja o que esta fazendo voc andar curvado e endireite-se diante do Senhor.
Dar glria a Deus. O louvor a base para uma vida de otimismo e vitria.
Jesus Te Ama!
VOCÊ CRÊ QUE DEUS SE IMPORTA?

Será que o meu Pai está Vendo o que estou enfrentando - e será que Ele se importa com isto? Esta é outra pergunta simples - contudo acho que ela não tem sido respondida com honestidade pela maioria dos cristãos.

Deus está perguntando: "Você crê realmente que Eu esteja vendo exatamente o que você está agüentando neste instante?" Talvez enquanto ouve esta mensagem, você esteja passando por algo que requer que Ele aja em seu favor. A natureza íntima de seu problema requer uma resposta.

CREIAMOS QUE DEUS É NOSSO PAI

Você acredita que Deus esteja acompanhando todos os seus movimentos, como um pai faz com o seu filho pequeno?
Você sabe em seu coração que Ele está interpretando todos os seus pensamentos?
Você crê que Ele está agindo - que Ele esteja recolhendo uma por uma das lágrimas, ouvindo cada um de seus suspiros, que esteja lhe rondando como Pai amoroso e prestativo?
COMO A BÍBLIA O DESCREVE?

"Os olhos do Senhor repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos ao seu clamor...Clamam os justos, e o Senhor os escuta e os livra de todas as suas tribulações" (Salmo 34:15,17).
"Porque, quanto ao Senhor, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é totalmente dele..." (2 Crônicas 16:9).
"Lançando sobre ele toda a sua ansiedade porque ele tem cuidado de vós" (I Ped. 5:7).
DEUS ESTÁ CIENTE DE NOSSAS DORES

Nenhum comentário:

Postar um comentário