domingo, 20 de abril de 2014

CINCO ATITUDES PARA ALCANÇARMOS O IMPOSSÍVEL !!!!!!!!!!!!
Texto: Mt.14:25-33
Introdução
Durante os três primeiros séculos da Era Cristã, a descrição de Jesus no Evangelho de Mateus, foi a mais admirada e citada do Novo Testamento. É também o Evangelho que mais contém citações do Antigo Testamento. Neste texto que lemos, Pedro foi chamado e desafiado por Jesus a andar sobre as águas.
Antes, quero convidá-lo para uma caminhada. Entre outras coisas, a Bíblia é uma lista de caminhadas inesquecíveis. A primeira foi dada pelo próprio Deus que, na hora mais fresca do dia andava pelo Jardim do Éden. Possivelmente, a caminhada mais inesquecível que os discípulos fizeram, foi a de Pedro. Foi aquela que numa certa madrugada, a mando de Jesus, ele resolveu sair do barco e andar pelas águas do mar da Galiléia.
A caminhada de Pedro serve de Convite para todos que, assim como ele, querem dar um passo de fé e experimentar mais do poder e da presença de Deus. De fato, precisamos aplaudir a prontidão de Pedro quando resolveu caminhar sobre as águas do mar. Ele foi chamado para viver o Impossível e o Sobrenatural de Deus. Afinal de contas, só ele se atreveu , os outros discípulos permaneceram no barco!. Pedro demonstrou realmente que tinha fé suficiente para deixar aquele barco. Porém, nas águas, ele se distraiu!. Olhou para as circunstâncias (vento forte) e por causa do seu medo, afundou!.
Por que duvidaste (14.31)?. A pergunta de Jesus para Pedro é a mesma que precisamos fazer a nós mesmos quando falhamos. Se assim fizermos, iremos perceber como são vãos os nossos temores, tendo em vista que Cristo está bem a nossa frente. Este episódio quase que fatal, é registrado apenas no Evangelho de Mateus. É descrito como um incidente precioso, importante, de suntuoso valor, pois neste episódio, podemos aprender duas lições importantes e valiosas:
1º) - Nós só poderemos realizar o Impossível de Deus, quando houver ação e manifestação do poder de Deus na nossa vida.
2º) - Quando a graça de Deus começa a agir na nossa vida, a coragem, e a força natural precisam ser retiradas para que Deus possa agir acalmando os nossos temores e as nossas dúvidas.
Na nossa vida espiritual, existem regras e procedimentos essenciais para que possamos alcançar o Impossível. Todos nós temos grandes desafios e sonhos de Deus. A Bíblia nos ensina que sem a ajuda do Senhor, seria impossível conseguirmos vencer certos desafios por meios próprios. Mas então, o que nos leva a fracassar quando buscamos o Impossível? É bom lembrarmos que nesta caminhada haverá “os fantasmas” que procurarão nos deter: Haverá o Medo, A Falta de Coragem, A Indecisão, O Comodismo, A Falta de Fé e A Falta de Compromisso. Veremos então, As Cinco Atitudes necessárias para que possamos alcançar o Impossível.
Primeira Atitude - Não siga o Conselho Daqueles que Só Querem Ficar no Barco.
Certamente os outros discípulos tentaram frear Pedro, pois vozes contrárias surgiram naquele momento. Existem pessoas perto de nós, que tentarão frear a nossa ousadia por vários motivos: porque não tem a mesma fé que temos, por causa da inveja, por falta de ousadia, por falta de coragem, por falta de perseverança e por falta de confiança em Deus!.
Pedro saiu do barco porque foi ousado. Ele já tinha aprendido a andar firme nas palavras de Jesus, por isso tomou uma atitude bastante corajosa. Foi então que Pedro percebeu que aquele momento que estava enfrentando, era algo que nunca tinha visto, nem tampouco sabia como lidar. Era algo totalmente novo!. Nunca tinha vivenciado!. E nem por isto, Pedro se intimidou. E num único gesto, saiu do barco para pisar as águas geladas do mar.
Querido irmão, procure sempre olhar para aqueles que já andaram nas águas. Os relacionamentos nunca são neutros em sua vida. Quem não ajuda você a orar, ajudará você a parar de orar!. Escolha pessoas que irão acrescentar e contribuir em sua vida. Você já parou para olhar que tipo de gente costuma andar ao seu redor? Lembre-se: Aquilo que você quer alcançar em Deus tem tudo haver com quem você anda.
Segunda Atitude - Não tente o Impossível com sua própria força.
Uma vez que só o Senhor é Deus, não tente realizar a obra na força do seu braço. Reconheça sempre os seus limites. Você só descobre o tudo posso, quando antes descobrir o nada posso. Só podemos dizer tudo posso naquele que me fortalece, quando reconhecermos que não podemos.
Antes de Pedro sair do barco, ele ouviu de Jesus a palavra VEM! (Mt.14.29). Se você não ouviu esta palavra do Senhor, não saia do barco!. Se Deus não liberar essa palavra em sua vida, não ande, não vá adiante!. Essa palavra é que nos sustenta. Pedro só arriscou-se a andar sobre as ondas porque reconheceu que era Jesus mandando!. Por alguns minutos Pedro demonstrou uma fé fantástica, mas por querer usar suas próprias forças, acabou esquecendo-se da sua fé. E ela lhe fez muita falta!.
Terceira Atitude - Não fique no barco
Obviamente esse é o momento de maior crise: SAIR OU NÃO SAIR DO BARCO?!. Agora é hora de colocar em prática. Andar nas águas. Se nós não sairmos do barco, nada vai acontecer. Pedro desceu do barco. Se ele não saísse, jamais experimentaria o Impossível de Deus. Uma vez que o Senhor falou, SAIA DO BARCO - OBEDEÇA!. O sobrenatural vai acontecer!. Se não sairmos do barco, é porque estamos achando que o barco é mais seguro!, Ele acaba se tornando concorrente de Deus. Acaba se transformando num obstáculo para que não aconteça o mover do Senhor.
Quando não obedecemos, o barco se torna inimigo de Deus!. É isso que muitas pessoas às vezes não entendem e começam a repreender o diabo. Não entendem que o barco pode ser qualquer coisa, por isso, pode estar se tornando concorrente de Deus!. O barco só se torna nossa segurança quando Deus pede para sairmos ou continuarmos nele: Os concorrentes de Deus podem ser: são as pessoas, os parentes, o trabalho, o salário, a missão, a igreja, a cidade e o nosso ministério. Não decida colocar seu barco como sua única segurança. É o Senhor a nossa maior segurança. Somente Deus é a nossa segurança!.
A comodidade também pode nos fazer ficar no barco. Os acomodados jamais experimentarão a glória de Deus. Não vivem e não desfrutam do Impossível de Deus. Sair do barco significa vencer a tradição. O normal é andar nas águas, mas dentro do barco!. A incredulidade é outro forte empecilho que pode nos prender para recusarmos sair do barco.
Quarta Atitude - Não Olhe para o Natural.
Não olhe as circunstâncias, pois quando Pedro as viu se desesperou. Assim pode acontecer conosco. Não desvie o foco, olhe para o lugar certo para não perder sua atenção, pois ele vai determinar a sua direção. Tire seus olhos das coisas naturais. Não tome a atitude errada como Pedro tomou. Por certo você pode estar perguntando qual foi essa atitude? Seu erro foi de querer olhar para trás!?. Pedro olhou para trás para ver os discípulos que ficaram no barco. Queria ver como eles estavam reagindo com sua nova “habilidade”. Mas quando voltou seu olhar para Jesus, não o achou!. E o que viu foi um mar turbulento e um vento muito forte.
Seu orgulho tinha debilitado a sua fé!. E diante daquela grande dificuldade, Pedro fraquejou. Não pode mais sustentar a sua fé!. A tormenta tinha conseguido alcançar o seu propósito. Os pensamentos impacientes de Pedro o levaram a fracassar. Pedro voltou para o barco calado e submisso, guiado pela mão de Jesus. Podemos ver que Jesus não demorou em responder o sincero pedido de seu amigo. Foi depressa até Pedro para libertá-lo das ondas que tanto lhe afligiam. O Senhor Jesus é o nosso único socorro bem presente em todas as nossas horas de angústia.
A Quinta Atitude - Jesus Quer ver o Tamanho da Nossa Fé.
Todos os milagres que Jesus fez tinha um motivo para acontecer. Mas qual a finalidade de andar sobre as águas? Jesus poderia ter perguntado para Pedro: Qual é a tua motivação Pedro?. Pedro poderia responder que ele fora o primeiro, dos doze discípulos, a ousar viver o Impossível de Deus. Provavelmente Jesus nunca havia proposto para Pedro andar sobre as águas. Foi a fé imperfeita de Pedro que o impulsionou a fazê-lo. Mesmo assim Jesus aceitou essa atitude como uma forma sincera de fé. No primeiro momento Pedro não se importou com as circunstâncias do tempo. Não teve medo do que estava se passando, e quando chegou à metade do caminho, reconheceu a dura realidade da sua situação. Não suportou a tempestade. Sua fé enfraqueceu, e por pouco não foi parar no fundo. A fé de Pedro foi poderosa enquanto ele manteve os seus olhos fixos em Jesus. Pedro foi pescador durante toda sua vida, sabia nadar muito bem, mas naquela ocasião, começou afundar!. Pedro entendeu que era inútil nadar naquela tempestade. Quem sabe você está sentindo sua fé afundando cada vez mais? Então faça como Pedro fez: Clame por Socorro!!.
Senhor Salva-me (Mt.14.30). Esse foi o grito de desespero de Pedro!. Com carinho e afeto, Jesus primeiramente o salvou. Depois o repreendeu por sua falta de confiança. Jesus não censurou Pedro por ter tentado andar sobre as águas, mas por abandonar a fé!. Pedro deveria ter compreendido que Jesus é nosso fiel amigo, e diante de qualquer perigo ELE nunca nos abandona!.
Infelizmente Pedro não aprendeu a lição que Jesus acabara de lhe ensinar. Um ano mais tarde, Pedro fracassou mais uma vez, sendo infiel diante da grande prova que teve que enfrentar (Mt.26.69-75).
Conclusão
Amados irmãos - Se quisermos alcançar o Impossível de Deus, temos que manter os olhos em Cristo e confiarmos no seu Poder e sua Graça. Jamais devemos olhar para nós mesmos, e aos que nos rodeiam como também para as dificuldades que nos cercam. Confronte os seus medos, problemas, dificuldades, limitações, pois a vontade de Deus é que seu poder esteja constantemente operando em nossas vidas. Não se preocupe se você não está sabendo enfrentar ou dominar a situação. Jesus estará ao seu lado!. Você pode até olhar para os ventos e o agito das águas, mas através de sua fé, Jesus lançará fora todos os seus medos. Você não vai afundar nas águas. É hora de vencer os seus limites!. Esse vai ser o momento de você começar a viver o Impossível de Deus!. Acredite!!.Tenha Fé!
Em I Jo. 4.18 lemos assim: “No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor”. Irmãos, não é hora de hesitar nem tampouco vacilar. Quando duvidamos é porque o nosso foco não está totalmente em Jesus. As palavras que encorajaram Pedro, é para você também!.
Se quisermos alcançar o Impossível, é preciso afastar o medo, a insegurança, a impaciência, a inquietação, a dúvida, o pavor, a incredulidade e as ameaças. Depois disso, você verá que não tem sensação e emoção maior do que andar nas águas com o Senhor!
Eu creio. E você crê também?
Amém!.

Nenhum comentário:

Postar um comentário