domingo, 24 de maio de 2015

Credes nos seus profetas e prosperareis!!!!!!

Credes nos seus profetas e prosperareis!!!!!!


"E pela manhã cedo se levantaram e saíram ao deserto de Tecoa; e, ao saírem, Jeosafá pôs-se em pé, e disse: Ouvi-me, ó Judá, e vós, moradores de Jerusalém: Crede no SENHOR vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas, e prosperareis;"  (2Crônicas 20 : 20).


Qual o significado e a contextualização dessa promessa para a igreja na atualidade?

Atualmente, muitos daqueles que se intitulam profetas do Senhor, usam este texto com o intuito de exigirem respeito e crédito das ovelhas às suas mensagens distorcidas. Geralmente, com poucas exceções, fazem isso com a finalidade de serem beneficiados financeiramente, ensinando que aqueles que crerem em suas palavras prosperarão como reza o texto. Mas a prosperidade no contexto, não se referia a bênçãos materiais ou riquezas como pressupõem os “profetas” modernos e sim a garantia da proteção de Deus e principalmente da vitória sobre os inimigos, quais eles estavam tão temerosos.

A promessa dizia respeito a vitória do povo de Judá frente ao exército inimigo. Quando Judá foi avisado que os filhos de Moabe, os filhos de Amom e outros amonitas marchavam contra esta para a destruírem, Jeosafá temeu, isto é, ficou com medo de uma possível derrota. Jeosafá era filho de Asa e foi o quarto rei de Judá, piedoso e temente a Deus seguindo os passos de seu pai. Como líder responsável e que depositava sua plena confiança no Senhor, Jeosafá buscou a face de Deus em oração e apregoou um jejum em todo o Judá. Em resposta Judá seguiu o exemplo de seu líder e se ajuntou a pedir socorro ao Senhor, humilhando-se debaixo das potentes mãos de Deus.


Deus é aquele que não rejeita e nem despreza a oração de um coração contrito (Salmos 51 : 17); e que está pronto a responder a oração de seu povo quando este se humilha, e ora, e busca a sua face e se converte dos seus maus caminhos (2Crônicas 7 : 14). Diante da humilhação de seu povo, Deus responde por intermédio de seu profeta Jaaziel que era um levita, encorajando o povo a não temer diante dos inimigos, pois a peleja não era de Judá, mas do próprio Deus.

A segurança e a prosperidade de Judá devia-se principalmente a submissão e a humilhação perante a face de Deus, a começar pelo líder do povo que foi Jeosafá. Naquele tempo Jeosafá foi para o pátio do templo buscar a face de Deus, pois foi ali lugar que Deus escolheu para santificar o Seu Nome e onde prometeu ouvir as orações de seu povo (2Crônicas 6 : 20). Hoje, o templo não mais existe e o lugar ideal para buscarmos a face do Senhor é em nosso quarto à porta fechada, conforme ensinou Jesus (Mateus 6 : 6). Naquele tempo, Deus falava por intermédio dos profetas, mas hoje tem nos falado pelo próprio filho (Hebreus 1 : 1).

A semelhança de Israel, também temos muitos inimigos, mas com a diferença que eles são espirituais e a nossa luta não é contra a carne e o sangue (Efésios 6 : 10 - 18). Não nos iludamos com promessas daqueles que torcem as Palavras de Deus para seus próprios deleites (Salmos 56 : 5 ; 2Pedro 3 : 16), pois nossa segurança, prosperidade e garantia da vitória sobre nossos inimigos está em mantermos a nossa fé em Deus e na nossa confiança depositada nas Palavras de Seu filho, pelo qual são todas as coisas (2Corintios 1 : 20 ; Hebreus 2 : 10).

"Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso SENHOR Jesus Cristo."  (I Coríntios 15 : 57); "Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé."  (I João 5 : 4).
Em Cristo,

https://www.youtube.com/watch?v=r_UZgOonlVE

Nenhum comentário:

Postar um comentário