quinta-feira, 5 de setembro de 2013

CARVALHOS DE JUSTIÇA

“... a fim de que se chamem carvalhos de justiça, plantados pelo SENHOR para a sua glória.” (Isaías 61.3b)
O carvalho era uma árvore ornamental de rápido crescimento e que fornecia madeira dura para a construção em geral. Tal árvore é citada no Velho Testamento como uma madeira forte (Am 2.9) e muito útil para vários fins. Sua copa robusta, de grande ramagem, fornecia sombra ao viajante (I Rs 13.14). Debaixo de um carvalho Gideão, um juiz de Israel, preparou uma oferta ao Anjo do Senhor (Jz 6.19), e até mesmo um rei foi proclamado como tal junto a um carvalho (Jz 9.6).
No texto do profeta Isaías o justo que teme ao Senhor é comparado a um carvalho plantado para a glória de Deus. Dessa forma, o justo é retirado de sua situação de tristeza e abandono, de luto e desolação, para receber em lugar disso óleo de alegria e a benção do Todo Poderoso. Em Isaías este acontecimento prenuncia a vinda do Messias (O Ungido do Senhor), a fim de restaurar o povo de sua desolação, e da miséria ante o braço forte de seus adversários.
Nas paginas do Novo Testamento encontramos o Mestre Jesus em uma sinagoga, diante dos religiosos da época, lendo este mesmo texto do profeta Isaías e se declarando o Messias tão ansiosamente esperado. Jesus diz: “... Hoje, se cumpriu a Escritura que acabais de ouvir” (leia Isaías 61.1-3 e Lc. 4.16-21). Jesus é o Messias que havia sido prometido através dos profetas. Jesus é o cabal cumprimento da grande promessa de resgate, livramento e restauração do ser humano, cativo nas trevas do pecado.
Jesus quer nos fazer fortes, fortes como o carvalho; quer nos fazer frondosos, sendo firmes diante das tempestades da vida. Jesus quer nos fazer acolhedores, dando sombra e refrigério aos cansados que vagueiam sem destino certo. Para tanto, devemos confiar no Senhor, entregando a Ele toda a nossa ansiedade e tristeza, sendo verdadeiros carvalhos de justiça, plantados por Ele, para que O glorifiquemos através de nossas vidas.
Que possamos nos renovar no Senhor, nos enchendo de ânimo, estando dispostos a cumprir com alegria nosso chamado, sendo uma bênção na vida de nosso próximo. Que Deus nos abençoe e nos fortaleça nesse propósito, nessa caminhada.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário