quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Trabalhai enquanto é dia

E digo isto a vós outros que conheceis o tempo: já é hora de vos despertardes do sono; porque a nossa salvação está, agora, mais perto do que quando no princípio cremos. Vai alta a noite, e vem chegando o dia. Deixemos, pois, as obras das trevas e revistamo-nos das armas da luz (Rm 13. 11,12).
    Uma noite mal dormida sempre traz péssimas conseqüências para o dia seguinte; nosso corpo fica dolorido, a cabeça rodando e a sonolência não nos deixa cumprir com perfeição nossas obrigações diárias. Os especialistas dizem que devemos dormir de forma confortável para poder reabastecer nossas energias a fim de encararmos a rotina do dia-a-dia com vivacidade.
     Jesus compara a noite a um tempo de paralisação e impossibilidade de qualquer serviço: “É necessário que façamos as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar” (João 9:4). A noite também é comparada com a falta de orientação na caminhada, pois quem anda de noite pode tropeçar por causa da ausência de luz (João 11:10). O apóstolo Paulo compara a noite a improdutividade e a falta de atenção às coisas espirituais, isso porque durante a noite as trevas cobrem a superfície da terra trazendo certa morbidez aos homens: “Ora, os que dormem dormem de noite, e os que se embriagam é de noite que se embriagam” (1 Ts 5:7) 
     Em contraste com a noite está o dia. O dia é visto no Novo Testamento como a chegada da luz, a luz de Deus. Com isso temos a possibilidade de nos orientar e a oportunidade de viver conscientemente as virtudes de nosso Deus e Pai, pois Ele é luz: “... Deus é luz, e não há nele treva nenhuma” (João 1:5). Jesus nos adverte que devemos trabalhar enquanto é dia (João 9:4). O apóstolo Paulo ensina que o tempo da noite, das trevas, e da escuridão, já se passaram, e que é tempo de nos despertar do sono espiritual, nos revestindo das armas da luz (Rm 13.11,12). É tempo de nos dispor a não mais “cochilar” em nossa vida espiritual. Mas, tomando posse da vida eterna (1 Tm 6:12), devemos nos envolver com as obras e responsabilidades do Reino, buscando dessa forma viver a vida cristã em toda sua intensidade, labor e vigor. Assim nosso Deus e Pai será glorificado em nossas vidas por meio de Seu Santo Espírito, que em nós habita.   
    Estejamos, pois, atentos às nossas responsabilidades cristãs, não nos envolvendo em negócios dessa vida, como adverte o apóstolo Paulo (2 Tm 2:4). Nosso dever é satisfazer Àquele que nos arregimentou para Sua obra: Cristo Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário