quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Uma vida de comunhão com Deus

    Na Bíblia encontramos algumas situações onde Deus coloca seus filhos à prova para testar e revelar seus corações diante d'Ele. É o caso de Israel no deserto, quando então Deus provou o coração de Seu povo para ver se estes permaneceriam ou não fiéis a Sua vontade soberana (Dt 8.2). No livro de Gênesis também encontramos um grande teste pelo qual Deus provou o coração de Abraão, seu servo. Deus, para testar a fé de Abraão, ordenou que o mesmo sacrificasse a seu filho Isaque, o filho de sua velhice. Isaque era o filho da promessa dado ao patriarca. Em Gên. 17:19 Deus diz a Abraão: “... De fato, Sara, tua mulher, te dará um filho, e lhe chamarás Isaque; estabelecerei com ele a minha aliança, aliança perpétua para a sua descendência”. Abraão mostrou-se fiel, e sendo provado por Deus se saiu vitorioso em sua fé, nos deixando algumas importantes lições a serem aprendidas:
     Com Abraão aprendemos que uma vida de comunhão com Deus requer prontidão: “Depois dessas coisas, pôs Deus Abraão à prova e lhe disse: Abraão! Este lhe respondeu: Eis-me aqui!” (Gênesis 22.1). Abraão mostrou-se pronto a responder ao chamado divino. Tiago diz: “.. Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar”(Tiago 1:19). Paulo diz que o cristão precisa estar pronto e preparado (1 Coríntios 10:12). O cristão como um bom soldado precisa estar sempre atento: “Nenhum soldado em serviço se envolve em negócios desta vida, porque o seu objetivo é satisfazer àquele que o arregimentou” (2 Tm. 2:4).
     Com Abraão também aprendemos que uma vida de comunhão com Deus requer obediência sem questionamento: “Acrescentou Deus: Toma teu filho, teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá; oferece-o ali em holocausto, sobre um dos montes, que eu te mostrarei.” (Gn 22.2). Dura foi essa tarefa designada a Abraão, mas o velho patriarca não titubeou e apressou-se a obedecer. O profeta Samuel repreendendo ao rei Saul disse que Deus se agrada com a obediência  (1 Sm 15:22).  Pedro e os demais apóstolos ao serem repreendidos  pelas autoridades para não mais testemunharem de Cristo disseram: “Antes, importa obedecer a Deus do que aos homens” (At. 5:29).
     Com Abraão também aprendemos que uma vida de comunhão com Deus requer confiança no caráter imutável de Deus: “Ao terceiro dia, erguendo Abraão os olhos, viu o lugar de longe. Então, disse a seus servos: Esperai aqui, com o jumento; eu e o rapaz iremos até lá e, havendo adorado, voltaremos para junto de vós” (Gn. 22.4,5). Abraão acreditava que de alguma forma milagrosa Deus restituiria seu filho mesmo após o sacrifício, pois confiava na imutabilidade das promessas divinas e no caráter do Criador (Hb 11.19). A promessa era de que através de Isaque o Senhor suscitaria a Abraão uma grande descendência (Gen 21.12) e Deus jamais deixaria de cumprir suas promessas. Deus não muda, Deus não falha!
     Com Abraão também aprendemos que uma vida de comunhão com Deus requer fé na provisão Divina: “E pôs Abraão por nome àquele lugar - O SENHOR Proverá.”(Gn. 22.14). Deus mostrou-se fiel e providenciou o cordeiro para o sacrifício em lugar de Isaque. Um carneiro que estava preso pelos chifres entre os arbustos foi a resposta Divina, e o anjo falou a Abraão que seu filho não necessitaria mais ser sacrificado, pois o patriarca havia sido aprovado por Deus em seu teste de obediência e fidelidade.
     Como cristãos devemos crer que Deus sempre proverá uma saída para nossas dificuldades (1 Cor. 10:13). Lembremo-nos de que Deus sempre será fiel, nunca nos abandonará!       

Nenhum comentário:

Postar um comentário