quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Vida de oração e leitura da Palavra

Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.  (2Tm 2:15)
Orai sem cessar.   ( 1 Ts 5:17)
      Temos acima dois conselhos preciosos do apóstolo Paulo, um é destinado a seu filho na fé Timóteo e o outro a Igreja que se havia estabelecido na cidade de Tessalonica. No primeiro, Paulo aconselha Timóteo a manter uma busca constante de conhecimento da Palavra de Deus, manejando-a bem, a fim de que não se desviasse dos santos ensinos, trilhando assim um caminho de obediência e sabedoria. No segundo, Paulo adverte os irmãos de Tessalonica a manterem uma vida de oração e comunhão com Deus. Nos dois conselhos percebemos a importância dada ao relacionamento de comunhão e do conhecimento da vontade Divina para nossas vidas e para a vida da Igreja.
     Como cristãos necessitamos aprender a cultivar um relacionamento íntimo com nosso Criador. A oração é imprescindível para mantermos uma vida voltada ao centro da vontade de Deus. Mesmo o Senhor Jesus, em diversas ocasiões, foi encontrado pelos discípulos em constante oração, aliás, Ele é nosso modelo maior de dependência do Pai, Suas orações demonstravam isso. Um cristão que não mantém uma vida regular de oração, confiando apenas em sua própria razão, perderá a afinidade com Deus e o discernimento necessário para lidar com questões práticas do dia-a-dia. A oração nos dá discernimento espiritual, nos dá humildade diante de problemas que parecem insolúveis, tira de nossos corações a soberba e intensifica nosso amor para com o próximo, bem como nos dá sabedoria na tomada de decisões.  
     Como bons cristãos devemos da mesma forma amar o conhecimento da Bíblia, que é a Palavra de Deus. Quando a lemos percebemos que a prática de uma leitura bíblica diária é essencial na formação de uma identidade cristã sólida e sadia. Este precioso hábito não pode de forma alguma ser negligenciado. Na verdade, todo nosso cristianismo só terá valor se este for acompanhado de uma saudável vida de oração e leitura da Palavra de Deus. A vida cristã pode ser comparada a uma canoa, onde cada remo tem sua importância, um destes remos é a oração e o outro é a leitura e o conhecimento da Palavra de Deus. Se não utilizarmos corretamente estes recursos dados por Deus, estaremos fadados a girar em círculos. 
     A Bíblia, sendo Palavra de Deus, é inspirada pelo Criador, tendo assim uma importância ímpar na vida de cada cristão, ela é “[...] útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça” (2 Timóteo 3:16). Somente conhecendo-a verdadeiramente poderemos aprender, sendo repreendidos e corrigidos a fim de sermos educados na justiça que vem de Deus. Ela foi escrita com um propósito. Ela foi escrita “ a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra” (2 Timóteo 3:17). A Palavra de Deus nos habilita, homens e mulheres, a vivermos uma vida de retidão e em total conformidade com a vontade de Nosso Senhor Jesus. Como poderemos viver uma vida de harmonia com Cristo se não O conhecermos verdadeiramente?  Como poderemos testemunhar de Cristo se não sabemos quem Ele é? Devemos nos lembrar da advertência do Mestre: “Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim.” (João 5:39).
     Que nós, cristãos de hoje, aprendamos a amar e a conhecer as Escrituras Sagradas, bem como a manter uma vida de comunhão com Deus através do hábito da oração. Saibamos que estas práticas nos aproximarão cada vez mais do Pai e nos afastarão do pecado e do amor ao mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário