quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Prosseguindo para o alvo

     Qual tem sido nosso alvo de vida? Quais são nossos planos no que diz respeito à vontade de Deus?
  Ao lermos as Escrituras Sagradas percebemos que o apóstolo Paulo mantinha fortes convicções quanto aos seus alvos e objetivos de vida. Paulo ao escrever sua epístola aos irmãos de Filipos é bastante claro em seus propósitos. Ele escreve da prisão, possivelmente em Roma (At 28.16,30), em torno de 61 d.C. Naquela época a cidade de Filipos era uma colônia romana importante, pois ficava na estrada principal entre as províncias orientais e a capital romana. Filipos era uma cidade habitada parcialmente por soldados romanos, e seus habitantes desfrutavam dos privilégios da cidadania do império. Paulo escreve a uma igreja formada em sua maioria por gentios, ou seja, povos não judeus.
     Através dessa epístola o apóstolo ensina a sempre prosseguirmos para o alvo que é Cristo. Todavia, nos adverte que na busca por esse alvo é necessário esquecermos das coisas negativas que para trás ficaram: “Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus” (Fp.3.13,14). Paulo poderia se orgulhar de seu passado irrepreensível segundo lei (Fp. 3:6), mas desejava viver somente para Cristo e não mais por sua própria justiça. Em sua epístola ao Filipenses o apóstolo afirma que deixara para trás tudo aquilo que não edificava sua vida: “Mas o que, para mim, era lucro, isto considerei perda por causa de Cristo” (Fp. 3.7). A verdade é que muitos cristãos nos dias de hoje não conseguem progredir na vida espiritual porque estão amarrados ao passado, presos a seus próprios méritos ou pecados.
     Paulo nos ensina que devemos prosseguir para o alvo, sempre em direção ao que está diante de nós, rumo ao nosso futuro em Deus. Ele afirma: “esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.”(Fp.3.13,14). Devemos desse modo olhar para Cristo, pois Ele é o Autor e Consumador de nossa fé “...o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz”, conforme afirma o autor de Hebreus  (Hb. 12:2). Nós cristãos almejamos a glória futura, a cidade eterna (Fp.3.20) e essa deve ser sempre a nossa expectativa: viver a vida eterna no presente, buscando agradar àquele que nos conquistou, Cristo Jesus. Paulo assevera: “Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus” ( Fp 3. 12).     
     Finalmente, devemos andar de acordo com o que já temos recebido da parte de Deus, vivendo o presente com consciência e responsabilidade: “...Todavia, andemos de acordo com o que já alcançamos” (Fp.3.16).   As regras da vida cristã já foram traçadas por nosso Senhor Jesus Cristo, devemos viver os valores do Reino conforme Ele nos ensinou: “Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos” (João 8:31). Somos chamados para uma vida de obediência à Palavra revelada. Somos chamados a seguir o Caminho que é Cristo. Devemos viver de forma diligente: “Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus” (Efésios 5:15,16). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário